29 de maio de 2012

Saramago revisitado estupidamente

Tem troco de cinco euros, era o início de conversa habitual entre Pedro, taxista de 26 anos, nascido em Vila real, à procura de uma vida melhor no Porto onde vive confortável com a mulher Marisa e a amante Vera, quando calha; e Osvaldo, proprietário de um café em frente estação de Campanhã, café Foguetão onde o panike de chocolate e a meia de leite davam um colorido ao pequeno almoço. Como vai essa vida, pergunta, não preocupado com a resposta mas sim em tentar fazer conversa matinal: são 7 da manhã, ontem jogou o porto e perdeu, estão os dois aziados; Oh, cada vez pior, isto aqui não se passa nada, Osvaldo coça o bigode preocupado, cada vez menos gente, qualquer dia fecho a porta, e o taxi como vai, Não me posso queixar para já.
E ao sair do café Pedro caminhava entre as ruas, procurando o táxi, as pernas levavam-no automaticamente, cada esquina, cada passeio pertencia a uma rotina; e livre de pensar no caminho, a sua cabeça passeava pela sua vida, a mulher, a amante, queria ter uma família mas a Vera chupava tão bem! não sabia o que fazer mas não se preocupava, acreditava que iria formar no futuro opinião consciente que lhe permitisse decidir o dilema, mas não era hoje, o porto perdeu, que merda.
Para o aeroporto, firme e pausado, mostra de convicções e diplomacia: Sérgio, empresário lisboeta de visita ao porto em negócios, e o jogo de ontem, provocante e fazedor de conversa sobre bola, tema número 1 se o google trends analisasse as conversas do veículo amarelo, Nem me diga nada, este hulk só joga quando lhe apetece, e o senhor tem clube, Tenho, sou do Sporting, é uma mágoa, choro todos os dias.
Chegamos, são 20 euros, Só?, Só, Guarde o troco, 50 euros, que festa Pedro.
*******************************************************************



Essa noite Pedro desapareceu, nunca mais se ouviu falar dele, a mulher procurou-o em vão e a amante entrou em depressão, uma rapariga disse que o viu uma vez mas ninguém se acreditou nela porque tinha 2 narizes e um olho; o Sérgio ganhou no totobola porque apostou no leiria contra o sporting e depois gastou-o todo no casino e conheceu uma mulher chamada Marisa.

1 comentário:

VGarcia disse...

Xi, adoro xD
Podias era ter dado outro nome à amante ! ahahah :P

Publicidadezinha